casamento

Aprenda a Fazer Bem-Casados

Sobre o Bem-Casado:
Casadinho (português europeu) ou bem-casado (português brasileiro) é um doce popular em Portugal e no Brasil, principalmente nas festas de casamento, com mais de 100 anos de existência. Além do sabor bastante doce, destaca-se pela atenção dada à elaboração das embalagens com que são produzidos, feitas geralmente de papel crepom e fitas de cetim.
Dizem que o bem-casado é servido no final das festas de casamento para trazer sorte e prosperidade aos noivos recém casados. Simbolizando assim a união e o compromisso mútuo entre os pares.

12670532_616218941860966_3514047168889965593_n
Imagem retirada do Google

 

Ingredientes

Massa:
6 ovos. Para facilitar o processo você deve separar as gemas das claras;
½ (meia) xícara de chá de açúcar;
1 colher raza de sopa de fermento em pó;
1 e ½ (uma e meia) xícara de farinha de trigo;
Manteiga para untar a forma;

Recheio:
1 lata de leite condensado ou 1 lata de doce de leite;
Finalização
açúcar de confeiteiro (para banhar os bem casados).

Massa:
Em uma batedeira,  você deve separar as claras das gemas e bater as primeiras em ponto de neve em uma batedeira usando a velocidade mais alta. Sem desligar o aparelho, acrescente a quantidade de açúcar e deixe misturar por mais um tempo. A consistência ficará bem parecida com a de um suspiro derretido.e o açúcar por cerca de 5 minutos.

Para complementar a massa, acrescente o fermento e as gemas. No caso das últimas elas devem ser acrescentadas uma a uma até a batedeira misturar todas uniformemente. Desligue a batedeira, deposite toda a quantidade de farinha de trigo e com um batedor, misture levemente na massa que já está pronta. Esta ação vai evitar que quando você religue a batedeira, a farinha de trigo se espalhe no ar.Somente depois dessa ação, ligue o aparelho e deixe batendo até formar um creme bem incorporado. Desligue a batedeira e deixe reservado.

  Em uma assadeira grande acomode uma folha de papel manteiga por toda a sua extensão cobrindo o fundo e as laterais. Leve ao forno médio-alto (200° C), preaquecido, por cerca de 8 minutos ou até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve.

  fazendo-o-bem-casado

Recheio:

Você pode usar o doce de leite de compota, fazer seu próprio doce, ou escolher uma mistura que for de sua preferência.

 

Para preparar a calda você deve levar a água ao fogo até que ferva. Logo em seguida acrescente o açúcar de confeiteiro, mexendo até ficar com uma consistência homogênea. Deixe em banho-maria e acrescente o suco de limão.

Ou você pode optar somente em polvilhar o açúcar de Confeiteiro.

 

Para embalar: Antes de embalar, prepare o papel, cortando papel celofane e papel crepom em quadrados de 20 cm. Depois de secos, embrulhe os doces primeiro com celofane, depois com o crepom. Arremate com um laço de fita.

DICA:

Você também pode optar por Colocar a massa em um saco de confeitar e pingar porções da massa em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, deixando espaço entre elas. Leve ao forno médio-alto (200° C), preaquecido, por cerca de 8 minutos ou até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve.

Observações:

  • A massa fofa e aerada deve ser levada ao forno o mais rápido possível. Evite demorar muito para assá-la, assim os discos de massa ficarão fofos e macios depois de assados.
    – Cuidado com o ajuste do tempo de forno. Em poucos minutos, os discos de massa ressecam demais e viram biscoitinhos. Em equipamentos mais potentes, o tempo de forno pode ser menor.
    – A calda fica mais fácil de ser manuseada se estiver morna. Você pode deixá-la aquecida em banho-maria para facilitar o banho dos bem-casados.

Congelamento: Deve ser mantido em congelador por até 3 meses, desde que não tenha sido finalizado com a cobertura (calda de açúcar). Após descongelamento e finalização com a calda, deve ser consumido em até 3 dias.

3 comentários em “Aprenda a Fazer Bem-Casados

  1. Eu testei essa mesma receita, mas ficou um cheiro insuportável de ovo, o que fazer pra minimizar esse cheiro? Desde já agradeço. Beijos.

    Curtir

    1. Pâmela, Boa tarde!!! Você pode fazer um teste adicionando essência de Baunilha. Outra dica, eu achei mega interessante, é que você pode colocar um quantidade pequena de água no recipiente aonde vai bater os ovos para amenizar o cheiro!

      Curtir

Deixe um comentário